Joćo Vaz de Carvalho

Fundćo 1958

João Vaz de Carvalho nasceu em 1958, no Fundão. Desde cedo revelou grande interesse pelas artes visuais. Autodidata, é na cidade de  Coimbra, no início da década de oitenta  que começa a trabalhar em desenho, pintura e cerâmica na oficina de mestre Vasco Berardo.

Já em Lisboa, a partir de 1987 dedica-se em exclusivo primeiro à pintura e logo depois também à ilustração. Obtém em 1988 a primeira encomenda de ilustração para a revista Marie Claire.

O humor  e o nonsense são  essenciais,  sendo a construção dos desenhos uma das etapas que considera  mais empolgantes do seu processo de trabalho. Vive e trabalha na Parede.

Realizou dezenas de exposições em colaboração com inúmeras galerias e participou em vários projectos e feiras de arte contemporânea. Trabalha regularmente com a Galeria Trema – Arte Contemporânea.

Na qualidade de ilustrador, colaborou com a maior parte  dos títulos da imprensa  portuguesa e ilustra livros para os mais novos tanto em Portugal como no estrangeiro. Entre os prémios recebidos destacam-se:  1º Prémio Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância;  2 Diplomas dos Prémios Visual 2008, Espanha;  45rd The Golden Pen of Belgrade Award 2009, Sérvia;  1º Prémio da Crítica do Calendario Duemila 2011, Cremona, Italia; 1º Prémio de Caricatura  World Press Cartoon 2011, Sintra;  Award of Excellence of Communication Arts 2012, EUA;  Prémio Winner  da Creative Quarterly  2012, EUA. Prémio Runner-Up da Creative Quarterly 2012, EUA.

 

www.jvazcarvalho.com

 

 

Feito com    em Portugal!

Newsletter | Sign Up